Webinário: “Desafios do processo de inclusão na aprendizagem matemática”

A Faculdade de Matemática (FACMAT) da Universidade Federal do Para está com inscrições abertas para participar do webinário “Desafios do processo de inclusão na aprendizagem matemática” a ser realizado no dia 24 de agosto às 15 horas tendo como palestrantes, professores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Frei Daniel”, e discentes da Faculdade de Matemática (FACMAT/UFPA). O objetivo do evento é problematizar o processo de inclusão escolar e seus desafios no contexto da aprendizagem matemática, de alunos com deficiência.

Serão abordados temas como:
1) “Pressupostos e fundamentos da inclusão escolar do público alvo da educação especial” – Profa. Dra. Amélia Mesquita
2) “Processo de aprendizagem matemática por estudantes surdos na educação básica” – profa. Profa. Dra. Christianne Souza
3) “Os gêneros textuais na alfabetização matemática” - Profa. Dra. Viviane Caetano
4) “Musicalidade na Educação Matemática Inclusiva” - Prof. Dr. Paulo Vilhena
5) “Colaboração e práticas pedagógicas no desenvolvimento de aprendizagem matemática” – Prof. Msc. Adriano Pinho
6) “Deficiência visual e inclusão” – Camila Pires – Discente bolsista

O Webinário faz parte de um conjunto de atividades organizadas pela equipe gestora do Projeto de Extensão “Aprendizagem Matemática na perspectiva da inclusão e da cidadania em uma escola pública”.
O público alvo são professores, pesquisadores da área, alunos do ensino básico e superior, e demais interessados, e recebe o apoio da Pró- Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará.

Para participar é necessário inscrever-se pelo formulário - https://forms.gle/F8ZGNYFnhBrBKuCz8
A plataforma a ser utilizada para o webinário será o Google Meet  - link de acesso à reunião - https://meet.google.com/fgf-muug-hrs
Os inscritos poderão interagir por meio do chat da plataforma para fazer perguntas, esclarecer dúvidas e dar contribuições.
O evento será certificado com carga horária de 5 horas.
Os slides e a gravação do webinário serão disponibilizados no site da FACMAT. - http://matematica.icen.ufpa.br/

#PraTodosVerem #A.D: Sobre um fundo em cor azul escuro, no canto superior à esquerda, escrito em letras azul claro: projeto de extensão. Abaixo, escrito em letras brancas: aprendizagem matemática na perspectiva da inclusão e da cidadania em uma escola pública. No canto superior à direita, as logos da Universidade Federal do Pará, Faculdade de matemática e Pró-reitoria de Extensão. Abaixo, centralizado, em letras azul claro: webinar. Na sequência, em letras brancas, o tema do webinário: desafios do processo de inclusão na aprendizagem matemática. Abaixo, as fotografias coloridas dos palestrantes, discente do curso de matemática e da mediadora. Da esquerda para direita: Adriano Pinho (homem de pele clara, cabelo ondulado preto, usa óculos e sorri), Viviane Caetano (mulher de pele clara, cabelo ondulado loiro e expressão seria), Paulo Vilhena (homem de pele clara, com barba, cabelo curto preto, esboça leve sorriso), Christiane Souza (mulher de pele clara, cabelo volumoso, cacheado de cor escura, está sorrindo), Camila Pires (mulher de pele parda, cabelo liso castanho e usa óculos), Amélia Mesquita (mulher de pele parda, cabelo liso escuro, está sorrindo), Zenilda Botti (mulher de pele clara, cabelo liso loiro, usa óculos, está sorrindo). Abaixo de cada fotografia, escritas suas respectivas informações. Palestrantes: Adriano Pinho, mestre, Escola Frei Daniel; Viviane Caetano, doutora, Instituto de Ciências da Educação UFPA; Paulo Vilhena, doutor, Instituto de Ciências Exatas e Naturais UFPA; Christiane Souza, doutora, Instituto de Ciências da Educação UFPA; Amélia Mesquita, doutora, núcleo de estudos transdisciplinares em Educação UFPA. Discente: Camila Pires, discente do curso de matemática da UFPA. Mediadora: Zenilda Botti, doutora, Instituto de Ciências da Educação UFPA. Na parte inferior, à esquerda, os informes: 24 de agosto de 2020, às 15h, carga horária: 5h.  Link do evento: meet.google.com/fgf-muug-hrs , inscrições – site da FACMAT: http://matematica.icen.ufpa.br.

Participe. Sejam bem-vindos ao evento !

Profa. Tania Madeleine Begazo Valdivia.
Coordenadora do Projeto de Extensão